Portugal garante 4 medalhas nas Olimpíadas Ibero-americanas - Panamá
Olimpíadas Internacionais de Matemática
Publicado a 26 de Setembro de 2013

Portugal garante 4 medalhas nas Olimpíadas Ibero-americanas - Panamá



Portugal mais uma vez conquistou excelentes resultados em Matemática a nível internacional, a confirmar que temos em Portugal dos melhores alunos do mundo a esta disciplina. Os quatro alunos portugueses que participaram na XXVIII edição das Olimpíadas Ibero-americanas de Matemática foram todos medalhados, com uma medalha de ouro, duas de prata e uma de bronze.


Luís Duarte obteve uma medalha de ouro (com 42 pontos), Miguel Santos e Miguel Moreira (ambos com 41 pontos) foram galardoados com medalhas de prata e Miguel Costa com medalha de bronze obteve 30 pontos. Este alunos participaram na XXVIII edição das Olimpíadas Ibero-americanas de Matemática, que tem a sua fase de encerramento apenas este sábado na cidade do Panamá, onde participaram 80 estudantes de mais de 20 países da América do Sul e da Península Ibérica.


A participação portuguesa foi organizada pela Sociedade Portuguesa de Matemática e contou com o apoio do Ministério da Educação e Ciência, da Ciência Viva, do Banco Espírito Santo, da Fundação Calouste Gulbenkian e da Pathena.


Luís Duarte (Escola Secundária de Alcains), Miguel Costa (Grande Colégio Universal, Porto), Miguel Moreira (Escola Secundária Rainha D. Amélia, em Lisboa) e Miguel Santos (Escola Secundária de Alcanena) compõem a equipa portuguesa e foram acompanhados por Jorge Neves (Projecto Delfos) e Alfredo Costa (comissão de problemas e Projecto Delfos), chefe de delegação.


No domingo, dia 29, a delegação aterrará em Lisboa, pelas 18h45m, no voo KL 2609.