Se e Só Se por José Carlos Pereira
Clube de Matemática SPM - Outubro de 2017
Publicado a 03 de Novembro de 2017

               


Nesta coluna pretendo partilhar todos os meses a minha opinião sobre questões relacionadas com a Matemática e com o seu ensino. Os leitores são convidados a comentar, com argumentos a favor ou contra, aliás é esse o objectivo desta coluna: discutir diferentes pontos de vista sobre o tema do artigo (dia 3 de cada mês).


José Carlos da Silva Pereira – Professor de Matemática, autor de livros escolares e responsável pelo site Recursos para Matemática. Ler artigos anteriores aqui.



Se e Só Se por José Carlos Pereira - Uma Resolução Pouco Simples, Bela ou Elegante

Clube de Matemática SPM - Novembro de 2017

Clube de Matemática SPM

Facebook Clube SPM


Título: Uma Resolução Pouco Simples, Bela ou Elegante


Os conceitos de elegância e beleza são sempre subjectivos e dependem sempre dos olhos de quem vê. Em Matemática, estes conceitos estão muitas vezes relacionados com a simplicidade. Aos meus olhos uma resolução simples é quase sempre bela e elegante. 

Há dias, num dos grupos do Facebook do qual sou membro, cruzei-me com uma dessas resoluções. Um dos membros pedia ajuda para a resolução do seguinte problema:


         


A partir daqui o meu objectivo passou a ser o de determinar o valor de x. Aplicando a razão trigonométrica da tangente aos ângulos EAB e FBC, vem:

 

Ainda resolvi o problema de mais uma maneira, que envolve a Lei dos Senos e um raciocínio semelhante ao anterior. Não achei esta resolução nem simples, nem bela, apesar de lhe reconhecer alguma elegância. 

Decidi então publicar a resposta. Quando estou quase a fazê-lo, um outro membro publica uma resolução que aos meus olhos era simples, bela e elegantíssima. A sua simplicidade desarmou-me e demoveu-me de colocar a minha proposta. Não valia a pena, em meu entender.

Consegue o leitor imaginar que proposta de resolução foi essa? 

Convido-o a deixar o seu comentário sobre este artigo na página do Facebook do Clube SPM.