Horas: 25 | Créditos 1
Datas Disponíveis:
Sem datas disponíveis.
Preço:
Sócios SPM 0 € | não membro 0 €
Destinatários:
Professores dos grupos 500 e 510.
Objectivos:
- Reconhecimento das vantagens que a utilização da TI-Nspire pode trazer para as práticas dos professores em sala de aula;
- Elaboração de alguns materiais e actividades prontas a utilizar na sala de aula.
Mais informações:
Formadores: Jorge Santos; José Martins e Pedro Pimenta
Nota: A SPM e a Texas Instruments são parceiras na ação de formação "Aplicações da TI-Nspire".
Os formandos participantes desta acção de formação têm de oferta de software e de Lab cradle para as escolas.
A ação abordará os seguintes temas:
- Introdução à TI-Nspire; ligações e atualização, sistema de organização de documentos; problemas, páginas e aplicações;
- Aplicação Calculadora: escrita, precisão do cálculo, funcionalidades de cálculo. A aplicação Notas;
- Estudo de gráficos de funções;
- Geometria dinâmica e geometria analítica;
- Inserção, cálculos e representação gráfica de dados estatísticos.
Tópicos a serem tratados:
1 Números e operações
2 Álgebra
3 Funções reais de variável real
4 Sequências e sucessões
5 Estatística I
6 Estatística II
7 Geometria
8 Primitivas e Cálculo Integral
9 Números complexos (opcional)
A ação de formação tem a duração de 25 horas, 14 horas de sessões síncronas (trabalho conjunto), 11 horas de trabalho assíncrono (trabalho individual).
Esta ação de formação é gratuita.
(*) Número de vagas limitado
Horas: 25 | Créditos 1
Datas Disponíveis:
Sem datas disponíveis.
Preço:
Sócios SPM 0 € | não membro 0 €
Destinatários:
Professores dos grupos 500 e 510.
Objectivos:
Pretende-se conseguir, por parte dos professores:
- O reconhecimento das vantagens que a utilização da TI-Nspire pode trazer para as suas práticas;
- Elaboração de alguns materiais e actividades prontas a utilizar na sala de aula.
A acção de formação abordará os seguintes temas:
Parte I - Introdução à TI-Nspire; ligações e atualização, sistema de organização de documentos; problemas, páginas e aplicações;
Parte II - Aplicação Calculadora: escrita, precisão do cálculo, funcionalidades de cálculo. A aplicação Notas;
Parte III - Estudo de gráficos de funções;
Parte IV - Geometria dinâmica e geometria analítica;
Parte V - Inserção, cálculos e representação gráfica de dados estatísticos;
Parte VI - Introdução à programação com a NSpire.
Mais informações:
Nota: A SPM e a Texas Instruments são parceiras na ação de formação "Aplicações da TI-Nspire".
Os formandos participantes desta acção de formação têm de oferta de software e de Lab cradle para as escolas.
Horas: 25 | Créditos 1
Datas Disponíveis:
Sem datas disponíveis.
Preço:
Sócios SPM 70 € | não membro 90 €
Destinatários:
Professores dos Grupos 230 e 500
Objectivos:
Mais informações:
A ação de formação é muito dedicada à vertente prática e ao estudo de formas interessantes de criar/explorar materiais interativos e de modelar situações em contexto matemático. Recorre a ferramentas úteis em metodologias de ensino/aprendizagem ativa da Matemática, especialmente em regimes de ensino a distância, mas também em regimes mistos ou presenciais.
Horas: 25 | Créditos 1
Datas Disponíveis:
Sem datas disponíveis.
Preço:
Sócios SPM 70 € | não membro 90 €
Destinatários:
Professores dos Grupos 230 e 500
Objectivos:
Capacitar os docentes envolvidos para a utilização do Geogebra e da respetiva plataforma em rede, valorizando a iniciativa e a autonomia; conceber atividades direcionadas para a aprendizagem ativa da matemática, apostando na interatividade e na dinâmica das construções a realizar e no seu potencial didático; estimular a autonomia dos alunos na aprendizagem; envolver os professores participantes na definição de procedimentos de ação e na produção de materiais de intervenção adequados aos seus diferentes contextos de trabalho; aplicar, no contexto pedagógico-didático da disciplina de matemática, os materiais e tarefas produzidas; refletir sobre a prática e os resultados obtidos; sensibilizar para a necessidade constante de uma atualização dos meios e tecnologias usados como suporte e dinamização dos processos de ensino e de aprendizagem; valorizar a criatividade, a autonomia e a pesquisa contínua de recursos, técnicas e tecnologias alternativas.
Mais informações:
Horas: 30 | Créditos 1.2
Datas Disponíveis:
Sem datas disponíveis.
Preço:
Sócios SPM 70 € | não membro 90 €
Destinatários:
Professores dos grupos 230, 500 e 550
Objectivos:
Mais informações:
Curso de ambientação ao software R, para análise, visualização e modelação de dados, uma aposta no presente para o futuro
Horas: 30 | Créditos 1.2
Datas Disponíveis:
Sem datas disponíveis.
Preço:
Sócios SPM 70 € | não membro 90 €
Destinatários:
Professores dos grupos 230, 500 e 550
Objectivos:
Mais informações:
Horas: 25 | Créditos 1
Datas Disponíveis:
Sem datas disponíveis.
Preço:
Sócios SPM 70 € | não membro 90 €
Destinatários:
Professores dos Grupos 110 e 230
Objectivos:
Os professores após a frequência desta ação estarão aptos a criarem e a coordenarem nas suas escolas o projeto Círculos Matemáticos.
Os Círculos Matemáticos procuram fornecer os meios para que os estudantes encontrem uma ampla gama de problemas matemáticos desafiadores que para a sua resolução permitam diferenciar melhor as subtilezas das ideias matemáticas e a sua validade na resolução desses problemas. É colocada a ênfase em formas adequadas de apresentação dos problemas, tanto escritas quanto orais, e na sua solução a necessidade de explicação e de justificação.
Os estudantes orientados pelos professores apreciarão soluções engenhosas, e tornam-se conscientes do enorme poder da Matemática numa variedade de ambientes. Estes problemas complementam os programas curriculares, fortalecem e solidificam significativamente o conhecimento dos alunos, e cultivam a motivação e a capacidade para mais estudos adicionais.
Mais informações:
Horas: 25 | Créditos 1
Datas Disponíveis:
Sem datas disponíveis.
Preço:
Sócios SPM 70 € | não membro 90 €
Destinatários:
Professores dos grupos 230 e 500
Objectivos:
Os professores após a frequência desta ação estarão aptos a criarem e a coordenarem nas suas escolas o projeto Círculos Matemáticos.
Os Círculos Matemáticos procuram fornecer os meios para que os estudantes encontrem uma ampla gama de problemas matemáticos desafiadores que para a sua resolução permitam diferenciar melhor as subtilezas das ideias matemáticas e a sua validade na resolução desses problemas. É colocada a ênfase em formas adequadas de apresentação dos problemas, tanto escritas quanto orais, e na sua solução a necessidade de explicação e de justificação.
Os estudantes orientados pelos professores apreciarão soluções engenhosas, e tornam-se conscientes do enorme poder da Matemática numa variedade de ambientes. Estes problemas complementam os programas curriculares, fortalecem e solidificam significativamente o conhecimento dos alunos, e cultivam a motivação e a capacidade para mais estudos adicionais.
Mais informações:
Horas: 25 | Créditos 1
Datas Disponíveis:
Sem datas disponíveis.
Preço:
Sócios SPM 70 € | não membro 90 €
Destinatários:
Professores dos grupos disciplinares 110 e 230.
Objectivos:
Mais informações:
Formador:
Pedro Marcelino
Descrição
A formação “Clubes de Pensamento Matemático e Computacional” visa introduzir os professores do 1º e do 2º Ciclo às noções fundamentais do Pensamento Computacional. A formação está pensada para professores sem nenhuma experiência prévia em Pensamento Computacional e fornece ferramentas práticas para que estes possam incorporar atividades de Pensamento Computacional nas suas aulas.
O curso está dividido em duas partes: atividades unplugged e atividades em Scratch. Na primeira parte, os professores aprendem o que é o Pensamento Computacional, quais as suas competências e que tipo de atividades podem fazer sem envolver o uso do computador (atividades unplugged).
Na segunda parte do curso, os professores aprendem a usar o Scratch para criar programas simples. Assim, vão aprender conceitos básicos de Scratch e programação, tais como blocos, cenários, atores, eventos, variáveis, e condicionais, de modo a ficarem preparados para o uso desta ferramenta nas suas aulas.
Em resumo, a formação “Clubes de Pensamento Matemático e Computacional” é uma introdução prática ao Pensamento Computacional que fornece ferramentas para que os professores possam incorporar este tipo de atividades nas suas aulas. A formação está pensada para professores sem nenhuma experiência anterior em Pensamento Computacional e é o primeiro passo para professores que desejam aprender mais sobre o tema e incorporá-lo em suas aulas.
Metodologia:
A ação de formação será dividida em 13 horas síncronas e 12 horas assíncronas, em ambiente de classe virtual, tendo como suporte uma plataforma de gestão de aprendizagem própria.
As sessões síncronas serão realizadas através de uma plataforma de comunicação digital, cujo endereço será disponibilizado atempadamente.
Para as sessões assíncronas, será criado um fórum de apoio ao trabalho individual, ao aprofundamento dos conteúdos, e/ou de interação com o formador e os outros formandos.
Horas: 25 | Créditos 1
Datas Disponíveis:
Sem datas disponíveis.
Preço:
Sócios SPM 70 € | não membro 90 €
Destinatários:
Professores dos grupos 230, 500 e 550
Objectivos:
Mais informações:
Horas: 25 | Créditos 1
Datas Disponíveis:
Sem datas disponíveis.
Preço:
Sócios SPM 70 € | não membro 90 €
Destinatários:
Professores dos Grupos 230 e 500
Objectivos:
Mais informações:
Formadores: Jorge Santos; José Martins; Nívea Martins; Pedro Pimenta.
Tópicos a ser tratados:
Introdução + Importância do Tema + Planificação dos trabalhos
Parte 1:
- Exploração inicial do software
- Análise e construção de exemplos propostos na área da estatística (básica e avançada)
Nota: Caso os formandos estejam familiarizados com o software os exemplos serão de nível avançado
Parte 2:
- Construção elaborada
- Utilização do Excel no dia-a-dia
Metodologia:
Os diferentes temas serão expostos em regime e-learning, em ambiente de classe virtual, usando a plataforma Moodle. A apresentação dos conteúdos será disponibilizada sobre a forma de tutoriais de diversos formatos (texto, hipertexto, vídeo, etc), onde serão apresentados diversos exemplos práticos, dando aos formandos a possibilidade de completar o trabalho com o seu contributo pessoal. Os materiais serão disponibilizados à medida que o curso vai avançando.Em termos comunicação formador-formando e formando-formando, serão valorizadas as formas de comunicação assíncrona, pois permitem ao formando uma melhor gestão dos tempos de acesso online, de pesquisa individual, de estudo e aprofundamento dos conteúdos, e/ou de interação com o formador e os outros formandos. Além disso, permite ao formando um maior envolvimento/flexibilização na participação em discussões e debates, na partilha de recursos, conhecimento e atividades com os seus pares. Terão igualmente lugar sessões síncronas através de web-conferência, chat, controlo remoto, (...), agendadas previamente.
Horas: 25 | Créditos 1
Datas Disponíveis:
Sem datas disponíveis.
Preço:
Sócios SPM 70 € | não membro 90 €
Destinatários:
Professores dos Grupos 230 e 500
Objectivos:
- Dotar os formandos de ferramentas que possam contribuir para uma melhoria e diversificação das suas práticas docentes, particularmente na área das tecnologias, para que seja possível proporcionar aos alunos condições para o desenvolvimento da sua competência matemática.
- Estimular o uso da pedagogia diferenciada num ambiente de aprendizagem virtual.
- Capacitar os formandos de tecnologias digitais emergentes relacionadas com o ensino e a aprendizagem.
- Fomentar a utilização em sala de aula de ferramentas digitais de avaliação formativa.
- Construir e explorar alguns recursos digitais e atividades prontas a utilizar na sala de aula ou no desenvolvimento de trabalhos de projeto.
Mais informações:
Esta ação foi planeada como uma vertente prática e dedicada à exploração de ferramentas digitais e plataformas que permitam uma aprendizagem interativa e uma avaliação formativa em tempo real no âmbito dos diferentes domínios definidos nos documentos curriculares de matemática. Está dividida em 12 horas síncronas e 131 horas assíncronas, em ambiente de classe virtual, tendo como suporte o sistema de gestão de aprendizagem Moodle, do centro de formação da SPM. As sessões síncronas serão realizadas através de videoconferência.
Horas: 6 | Créditos 0.24
Datas Disponíveis:
Sem datas disponíveis.
Preço:
Sócios SPM 20 € | não membro 25 €
Destinatários:
Professores de Matemática do secundário (grupo 500)
Objectivos:
Mais informações:
Temas Abordados
Funções logarítmicas e funções exponenciais; construção e primeiras propriedades; Natureza dos limites ditos "notáveis" envolvendo funções logarítmicas e exponenciais; comparação de crescimentos assintóticos;
Isometrias do plano e respetivas representações complexas; Números complexos e fórmulas de trignonometria; linearização de polinómios trigonométricos.
Horas: 25 | Créditos 1
Datas Disponíveis:
Sem datas disponíveis.
Preço:
Sócios SPM 70 € | não membro 90 €
Destinatários:
Professores dos Grupos 230 e 500
Objectivos:
Mais informações:
Formador: Jorge Nuno Silva
Nota: A SPM e a Associação Ludus são parceiras na ação de formação "História da Matemática na Sala de Aula ".
A ação de formação tem a duração de 25 horas, 13 horas de sessões síncronas (trabalho conjunto), 12 horas de trabalho assíncrono (trabalho individual).
Durante esta ação irão ser abordados os temas:
Preço:
Sócios SPM ou Ludus 70 € | não membro 90 €
Horas: 25 | Créditos 1
Datas Disponíveis:
Sem datas disponíveis.
Preço:
Sócios SPM 70 € | não membro 90 €
Destinatários:
Professores dos Grupos 230 e 500
Objectivos:
Os jogos de pensamento puro, bem como alguns quebra-cabeças, têm uma relação muito estreita com a matemática. Ao longo da história muitos dos melhores cientistas recorreram aos jogos para investigar, ensinar ou divulgar conceitos matemáticos. O pensamento rigoroso e criativo é denominador comum à matemática, aos jogos de estratégia e aos jogos lógicos, onde as regras válidas do pensamento se vão clarificando e impondo com naturalidade.
Os jogos, com o seu apelo natural e a sua diversidade são, quando bem escolhidos e abordados, excelentes meios pedagógicos e didáticos. A sua utilização é hoje incontornável. É nosso propósito transmitir um corpo de conhecimentos estruturado, de modo a que os profissionais do ensino dele possam fazer uso com proveito dos alunos, dando especial atenção aos do Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos.
Mais informações:
A SPM e a Associação Ludus são parceiras na ação de formação "Jogos, Lógica e Matemática".
A ação de formação tem a duração de 25 horas, 12 horas de sessões síncronas (trabalho conjunto), 13 horas de trabalho assíncrono (trabalho individual).
Durante esta ação irão ser abordados os temas:
- Introdução: O que são jogos e o que são os jogos matemáticos;
- Jogos do Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos;
- Stomachion (Arquimedes) e a Combinatória;
- Anéis Chineses (Piacioli) e os Códigos de Hamming;
- As Pontes de Koenigsberg (Euler), o Icosiano (Hamilton) e a Teoria dos Grafos;
- As Torres de Hanoi (Lucas) e recursão;
- O Cubo de Rubik e a Teoria dos Grupos;
- Os jogos lógicos: paradoxos e operações lógicas. Os jogos lógicos de Raymond Smullyan;
- Martin Gardner e a sua coluna no Scientific American.
Preço:
Sócio SPM ou Associação Ludus 70 € | Não Sócio 90 €
Horas: 25 | Créditos 1
Datas Disponíveis:
Sem datas disponíveis.
Preço:
Sócios SPM 70 € | não membro 90 €
Destinatários:
Professores dos grupos 230 e 500.
Objectivos:
Mais informações:
Formadores: Jorge Santos; José Martins; Pedro Pimenta
Tópicos a ser tratados:
• Números e operações
• Sequências e sucessões
• Modelos matemáticos
• Teoria das eleições
• Funções
• Probabilidades
Conteúdos transversais de excel:
• Inserção e formatação de dados/células
• Formatação de células e tabelas
• Referências absolutas e mistas
• Validação de dados e proteção de células
• Fórmulas
• Formatação condicional
• Gráficos
• Procura indexada
• Introdução à programação VBA
Horas: 30 | Créditos 1.2
Datas Disponíveis:
Sem datas disponíveis.
Preço:
Sócios SPM 70 € | não membro 90 €
Destinatários:
Professores dos Grupos 230, 500
Objectivos:
1 - Refletir sobre a integração do blended learning e da estratégia de gamificação nas práticas pedagógicas.
2 - Explorar as apps MILAGE APRENDER+ e MILAGE APRENDER+ Professores.
3 – Incentivar os docentes a promoverem a motivação dos alunos para o estudo da Matemática, a aprendizagemautónoma e a aprendizagem ativa e a tirarem partido das TIC na aprendizagem.
4 – Promover a autoavaliação, a avaliação formativa, a avaliação por pares e a diferenciação pedagógica.
5 - Elaborar e aplicar atividades pedagógicas direcionadas para a aprendizagem dos alunos, apostando na resoluçãoautónoma de exercícios/problemas de Matemática.
6 – Estimular a inclusão do blended learning nas práticas pedagógicas.
Mais informações:
Pretende-se explorar a app MILAGE APRENDER+ para dispositivos móveis que visa melhorar o desempenho dos alunos na disciplina de Matemática, estendendo o ambiente de aprendizagem da sala de aula tradicional para uma salade aula virtual, num sistema de aprendizagem misto (blended-learning), para manter os alunos motivados para aprender pela exploração motivadora de ferramentas suportadas pelas TIC. A app inclui um esquema de autoavaliação e de avaliação pelos pares que visa estimular o trabalho autónomo do aluno, a aprendizagem ativa e a avaliação formativa. Será também explorada a aplicação MILAGE APRENDER+ Professores que permite que os docentes monitorizem todo o desempenho dos seus alunos na aplicação e que se associem ao desenvolvimento de conteúdos para o ensino.
Preço:
Sócios SPM 70 € | Não sócios 90 €
Horas: 25 | Créditos 1
Datas Disponíveis:
Sem datas disponíveis.
Preço:
Sócios SPM 70 € | não membro 90 €
Destinatários:
Professores dos Grupos 110 e 230
Objectivos:
Mais informações:
A ação tem a duração de 25 horas:
Horas: 25 | Créditos 1
Datas Disponíveis:
Sem datas disponíveis.
Preço:
Sócios SPM 70 € | não membro 90 €
Destinatários:
Professores de Matemática do Ensino Básico e Secundário
Objectivos:
Pretende-se dar a conhecer aos docentes diversas técnicas pedagógicas, assim como fornecer novos materiais, que permitam abordar diferentes conteúdos programáticos das disciplinas da área da Matemática de forma lúdica mas com evidente aplicação prática, e ainda desenvolver projectos que envolvam esses conteúdos, nomeadamente em relação aos quatro tópicos seguintes:
- Aplicações de Geometria;
- Pensamento Lógico;
- Raciocínio e Cálculo;
- Optimização em Redes e Grafos.
Mais informações:
Formadores: Fátima Rodrigues, Maria do Céu Soares, Nelson Chibeles Martins
Tópicos a ser tratados:
1) Aplicações de Geometria;
i) Construção de Frisos;
ii) Origami Geométrico.
2) Pensamento Lógico
i) Enigmas Lógicos;
ii) Puzzlese Quebra-Cabeças.
3) Raciocínio e Cálculo
i) Problemas Numéricos;
ii) Problemas Combinatórios;
iii) Problemas Processuais.
4) Optimização em Redes e Grafos
i) Noções básicas de Teoria de Grafos e Aplicações;
ii) O problema do Caminho Mais Curto e da Árvore de Suporte de Custo Mínimo;
iii) O Problema do Carteiro Chinês e do Caixeiro-viajante.
5) Elaboração e discussão dos trabalhos finais
Horas: 4 | Créditos
Datas Disponíveis:
Sem datas disponíveis.
Preço:
Sócios SPM 0 € | não membro 0 €
Destinatários:
Objectivos:
Mais informações:
Formador: Maria do Céu Soares (Faculdade de Ciências e Tecnologia Universidade Nova de Lisboa)
Nesta sessão apresentaremos uma faceta diferente e divertida da Matemática, explorando um leque variado e abrangente de truques de magia de fundamentação matemática. Usaremos cartas, cordas, peças de dominó, dados, varinha mágica, cartola e, naturalmente, um coelho. Ao expor a matemática inerente a cada uma dessas “magias” pretende-se evidenciar a magia da matemática, estimulando assim o gosto e o interesse por esta ciência.
Horas: 4 | Créditos
Datas Disponíveis:
Sem datas disponíveis.
Preço:
Sócios SPM 0 € | não membro 0 €
Destinatários:
Objectivos:
Mais informações:
Formador: Maria do Céu Soares (Faculdade de Ciências e Tecnologia Universidade Nova de Lisboa)
Nesta sessão apresentaremos o trabalho desenvolvido pelo ClubeMath, o Clube de Matemática da FCT/UNL nas suas várias vertentes: junto dos associados, das suas famílias, dos seus professores, e da comunidade em geral. Falaremos das atividades lúdicas desenvolvidas no âmbito do Clube que, envolvendo sempre conceitos ou procedimentos matemáticos, contribuem para desmistificar esta disciplina e promover o sucesso educativo dos jovens associados. Em particular, serão apresentados alguns jogos matemáticos já desenvolvidos durante as atividades regulares do Clube, e que servem não só como ferramenta pedagógica mas também como um excelente veículo para despertar e sensibilizar para a matemática. A sessão terminará com uma apresentação prática de um desses jogos.
Horas: 4 | Créditos
Datas Disponíveis:
Sem datas disponíveis.
Preço:
Sócios SPM 0 € | não membro 0 €
Destinatários:
Objectivos:
Mais informações:
Formadores: Maria da Graça Marques e Marília Pires (Departamento de Matemática, FCT - Universidade do Algarve)
O objetivo desta sessão de formação é apresentar algumas técnicas pouco divulgadas que podem ser utilizadas como motivação de temas de geometria. Embora sejam técnicas que poderão ser aplicadas por professores em contexto escolar, são interessantes para qualquer pessoa e a sessão não requer formação prévia especializada.
Numa primeira parte serão trabalhadas técnicas de modelagem de balões que permitem, de um modo muito atrativo e lúdico, fazer uma ligação entre grafos e poliedros. Esta ligação pode ser vista como uma aplicação da teoria de grafos mas, simultaneamente, estimula os estudantes a compreenderem verdadeiramente as ideias subjacentes a conceitos estudados, tais como caminho ou circuito de Euler. Para alunos mais novos a modelagem de balões pode ser simplesmente aplicada no trabalho com poliedros.
Na segunda parte serão utilizadas técnicas de origami modular, com aplicações a problemas de geometria no espaço, que se têm revelado muito motivadoras para jovens.
Será ainda apresentada uma abordagem original ao tema da planificação de sólidos.
Materiais que serão usados: cartolina; papel; tesoura; guita; balões de modelagem e bombas de encher balões.
Nota: Todos os materiais serão fornecidos aos participantes.
Horas: 4 | Créditos
Datas Disponíveis:
Sem datas disponíveis.
Preço:
Sócios SPM 0 € | não membro 0 €
Destinatários:
Objectivos:
Mais informações:
Formador: Margarida Matias Pinto - Sociedade Portuguesa de Matemática
O potencial do Excel no dia-a-dia é enorme. O objetivo desta sessão de formação consiste em apresentar algumas técnicas e trabalhar pequenos truques (alguns não tão pequenos quanto isso) que são uma grande ajuda na sala de aula, mas também no dia-a-dia.
As técnicas que serão trabalhadas durante a sessão de formação terão como finalidade facilitar a leitura de tabelas ou gráficos, comparar resultados, acelerar o trabalho e/ou melhorar o aspeto de uma apresentação.
Embora sejam técnicas que poderão ser aplicadas por professores em contexto escolar, são interessantes para qualquer pessoa, pelo que a sessão está aberta à comunidade educativa em geral.
Horas: 4 | Créditos
Datas Disponíveis:
Sem datas disponíveis.
Preço:
Sócios SPM 0 € | não membro 0 €
Destinatários:
Objectivos:
Mais informações:
Formador: Fátima Rodrigues (Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Nova de Lisboa)
“A principal razão para estudar os poliedros regulares é a mesma do tempo dos pitagóricos, isto é, as suas formas simétricas revelam-se atraentes para o nosso sentido artístico.” H. S. M. Coxeter
A matemática, através da geometria, estuda as figuras capazes de representar as formas naturais ou dar origem a novas formas artificiais. Desde sempre que os geómetras se interessaram pelos poliedros. Mas não são os únicos, também arquitetos, escultores, pintores, joalheiros consideram que estes objectos têm um encanto especial.
E de todos os tipos de poliedros existentes, há uma família que merece destaque, dada a sua forma regular e simétrica, os cinco tipos de poliedros regulares, também designados por sólidos platónicos: tetraedro, cubo, octaedro, dodecaedro e icosaedro.
Nesta sessão apresentaremos uma justificação para a existência de apenas cinco tipos de poliedros regulares. Seguidamente procede-se à construção, em Origami, de um exemplar de cada um desses tipos, assim como de um poliedro não convexo.
A utilização de Origami para construções geométricas desenvolve nos utilizadores, em particular nas crianças e jovens, capacidades de visualização, orientação e abstração espacial. A manipulação de sólidos geométricos, em particular dos sólidos platónicos, ajuda à compreensão de todas as suas propriedades e atributos.
A construção dos sólidos platónicos em Origami, pode tornar-se numa ferramenta pedagógica pouco dispendiosa e útil para sensibilizar para a geometria.
Horas: 4 | Créditos
Datas Disponíveis:
Sem datas disponíveis.
Preço:
Sócios SPM 0 € | não membro 0 €
Destinatários:
Objectivos:
Esta sessão tem como objetivo fornecer aos destinatários ferramentas que apoiem o desenvolvimento de projetos criativos na área da Matemática e que lhes permitam adquirir uma base de trabalho na dinamização de grupos de crianças e jovens na tarefa exploratória da Matemática. Especificamente, pretende-se desenvolver atividades lúdicas que envolvam a exploração de conceitos de redes e grafos e respetiva otimização. Os conceitos abordados e algoritmos desenvolvidos são facilmente explorados pelos alunos e focar-se-ão em problemas que simulam situações reais.
Mais informações:
Formador: Nelson Chibeles Martins (Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Nova de Lisboa)
Tópicos abordados:
Horas: 4 | Créditos
Datas Disponíveis:
Sem datas disponíveis.
Preço:
Sócios SPM 0 € | não membro 0 €
Destinatários:
Objectivos:
Mais informações:
Formador: Nelson Chibeles Martins (Faculdade de Ciências e Tecnologia Universidade Nova de Lisboa)
O Roleplaying (Representação de Papéis) tem sido utilizado há décadas por especialistas na área de gestão de recursos humanos com o fim de avaliar candidatos a um emprego, identificar potenciais líderes num grupo de trabalho e para potenciar espírito de equipa. Nesse âmbito, este tipo de atividade avalia o comportamento dos “jogadores” face a determinadas situações e permite qualificar características como o espírito de equipa, capacidade de iniciativa e liderança e competência para gerir dilemas éticos.
No final da década de 70, surgiram os RPG (Roleplaying Games) com a criação do conhecido jogo Dungeons & Dragons, e a atividade de Roleplaypassou a ser utilizado como forma de jogo social, bem longe do mundo empresarial.
A utilização deste tipo de jogos em sala de aula é de difícil implementação, porque são demorados e, tradicionalmente, dirigem-se a um pequeno grupo de 5 ou 6 jogadores. No entanto, as técnicas empregues num RPG podem ser exploradas com intuito de levar os alunos a explorarem novas formas de abordarem temáticas já desenvolvidas nas aulas ou serem apresentados a novos conteúdos.
Nesta ação de formação visitaremos os eventos mais importantes da história dos RPG e serão dados a conhecer quais os jogos mais conhecidos. Explicar-se-á o que é um RPG e mostrar-se-á exemplos de atividades que introduzem conteúdos matemáticos durante um RPG. Os exemplos explorarão temáticas como Teoria de Grafos, Geometria, Lógica e Cálculo.
Horas: 4 | Créditos
Datas Disponíveis:
Sem datas disponíveis.
Preço:
Sócios SPM 0 € | não membro 0 €
Destinatários:
Objectivos:
Mais informações:
Formador: Maria do Céu Soares (Faculdade de Ciências e Tecnologia Universidade Nova de Lisboa)
Como surgiram os números? Que sistemas de numeração usavam as diferentes civilizações da antiguidade? Estas questões serão respondidas nesta breve incursão prática sobre os sistemas de numeração sumério, babilónico, egípcio, grego, maia, romano e hindo-árabe.
Horas: 3 | Créditos 0.12
Datas Disponíveis:
Sem datas disponíveis.
Preço:
Sócios SPM 6 € | não membro 10 €
Destinatários:
Professores de todos os Ciclos de Ensino, Pais e Educadores.
Objectivos:
Mais informações:
A Astronomia dos Lusíadas consiste numa série de artigos publicados por Luciano Pereira da Silva entre 1913 e 1915 na Revista da Universidade de Coimbra. Neste seu trabalho, Luciano Pereira da Silva deixa completamente esclarecidas todas as referências à astronomia de Os Lusíadas, mostrando que ‘Camões tinha um conhecimento claro e seguro dos princípios da astronomia, como ela se professava no seu tempo’ e deduz que as ideias astronómicas de Camões são as do texto de Sacrobosco, com as modificações contidas nas notas de Pedro Nunes, ou seja, que o Tratado da Sphera de Pedro Nunes se pode considerar a principal fonte astronómica dos Lusíadas. Partindo do trabalho original de Luciano Pereira da Silva, esta sessão divulga a astronomia presente n'Os Lusíadas recorrendo a plataformas informáticas concebidas para o efeito, respeitando o céu de 1498, de forma a que a aventura lusitana seja acompanhada da forma mais fiel possível, mas com recurso a ferramentas do Século XXI. São feitas ainda algumas interpretações astronómicas originais, que escaparam ao olhar atento de Pereira da Silva. |
Material de apoio:
http://vintage.portaldoastronomo.org/tema.php?id=31
http://vintage.portaldoastronomo.org/tema.php?id=37
https://sites.google.com/site/cpshomepage/conferencias/talks/astronomia-cantada-d-os-lusiadas
Horas: 3 | Créditos 0.12
Datas Disponíveis:
Sem datas disponíveis.
Preço:
Sócios SPM 6 € | não membro 10 €
Destinatários:
Professores de Matemática (230 e 500) e do Ensino Superior
Objectivos:
Mais informações:
Os testes convencionais de plataformas de ensino e aprendizagem são muito limitados no tipo de perguntas e pouco práticos na criação de diferentes versões das mesmas. Nesta sessão são abordados testes online com perguntas aleatórias escolhidas de um banco de questões e com perguntas dependentes de parâmetros aleatórios. Os tipos de pergunta abordados incluem escolha múltipla, verdadeiro/falso e campos de resposta na forma algébrica, avaliados por um sistema de álgebra computacional (http://bit.ly/testesaleatorios). Com este sistema, a transcrição de testes e exames de matemática em papel para formato eletrónico é viável para uma proporção significativa das questões, com perguntas diferentes para todos os alunos.
Horas: 3 | Créditos 0.12
Datas Disponíveis:
Sem datas disponíveis.
Preço:
Sócios SPM 6 € | não membro 10 €
Destinatários:
Professores do Primeiro Ciclo e do Pré-Escolar, Pais e Educadores
Objectivos:
Mais informações:
As atividades que vão ser trabalhadas nesta sessão resultaram de um projeto desenvolvido na Escola EB1 da Solum em Coimbra e no Jardim Infantil dos Serviços de Acão Social da Universidade de Coimbra, no âmbito do Programa Ciência Viva do Ministério da Ciência, da Tecnologia e do Ensino Superior, com o objetivo de incentivar e apoiar a realização de atividades lúdicas de cariz matemático por crianças do último ano do ensino pré-primário e do 1º ciclo do ensino básico. O projeto envolveu dois grupos: um grupo do 2º ano do 1º ciclo e um grupo de crianças de cinco anos. As actividades propostas foram primeiramente testadas junto das crianças e adaptadas de acordo com a sua reação, enriquecendo deste modo os seus conteúdos pedagógicos.
Cada atividade tem como ponto de partida uma pequena história, que conduz a um problema matemático e que motiva uma experiência lúdica na área da matemática. Os problemas matemáticos propostos abordam áreas fundamentais como geometria, aritmética, combinatória, lógica e estatística e confrontam a criança com conceitos tão variados como comprimento, área e volume ou códigos secretos, enigmas e simetria. Os recursos necessários para a realização das experiências são os normalmente existentes tanto em casa como na sala de aula: papel, lápis, cores, cartolina, tesoura, para além de moldes em papel ou cartolina, fáceis de reproduzir através de fotocópia.
Horas: 3 | Créditos 0.12
Datas Disponíveis:
Sem datas disponíveis.
Preço:
Sócios SPM 6 € | não membro 10 €
Destinatários:
Arquitetos,Professores de Matemática, Geometria Descritiva, Desenho, Educação Visual. Ilustradores, Designers, Programadores Gráficos
Objectivos:
Mais informações:
Neste workshop vamos aprender a fazer à mão (e com o computador) desenhos imersivos "a 360 graus". Estes desenhos podem ser visualizados como panoramas de realidade virtual, mediante "upload" para redes sociais (facebook, flickr) compatíveis com fotografia imersiva, ou utilizando aplicações adequadas. Vamos aprender as bases da perspectiva esférica equirectangular, e faremos ainda uma breve passagem pela "olho-de-peixe" (azimutal equidistante). Além do valor artístico e lúdico destas perspectivas, elas têm aplicação na visualização e design de arquitectura, no concept design em ilustração ou cinema, ou na documentação e visualização de património.
Vamos aprender a desenhar estes panoramas com construções simples de lápis e papel, utilizando "grelhas móveis" e papel vegetal. De seguida, para agilizar as construções no formato online, vamos utilizar o programa Eq A Sketch 360, um programa gratuito da autoria do formador que utiliza apenas operações que podem ser reproduzidas no desenho manual (mas torna-as mais rápidas).
Vamos aprender a desenhar, em perspectiva esférica: cubos e "caixas" (incluindo uma sala em redor do observador); grelhas uniformes (pavimentações do plano); pontos de fuga; rampas e escadas; triangulações; multiplicação de módulos horizontais e verticais (sequências de colunas, andares de um prédio, etc).
Horas: 3 | Créditos 0.12
Datas Disponíveis:
Sem datas disponíveis.
Preço:
Sócios SPM 6 € | não membro 10 €
Destinatários:
Professores de todos Ciclos de Ensino e Público em Geral
Objectivos:
Mais informações:
Módulo 1 – Enquadramento, oportunidades e desafios.
Contexto, ambiente e audiência.
Verbalização e linguagem corporal.
Dificuldades, imprevistos e obstáculos.
Horas: 3 | Créditos 0.12
Datas Disponíveis:
Sem datas disponíveis.
Preço:
Sócios SPM 6 € | não membro 10 €
Destinatários:
Professores de todos os Cicloes de Ensino e Público em Geral
Objectivos:
Mais informações:
Módulo 2 - Domínio e recursos, oportunidades e desafios
O corpo e a voz.
Empatia e emoção.
Horas: 3 | Créditos 0.12
Datas Disponíveis:
Sem datas disponíveis.
Preço:
Sócios SPM € | não membro €
Destinatários:
Objectivos:
Mais informações:
Horas: 3 | Créditos 0.12
Datas Disponíveis:
Sem datas disponíveis.
Preço:
Sócios SPM 6 € | não membro 10 €
Destinatários:
Professores do Ensino Básico e Secundário, Pais e Educadores.
Objectivos:
Mais informações:
Nesta sessão pretende-se revisitar o modo como podem ser introduzidos os números racionais não negativos no 1º ciclo do ensino básico. Procurar-se-á seguir em pormenor como surgem e são utilizados para a resolução de problemas os números e as “quatro operações”, começando-se por analisar o caso dos números naturais e por que razão se torna necessário introduzir os novos números representáveis por frações, o que há de essencialmente novo e o que é uma simples adaptação na extensão das operações, e como se situa o estudo das dízimas no âmbito desta extensão. Serão propostas algumas actividades, em particular com o objetivo de aproximar o nosso olhar sobre estes temas daquele que podem ter os alunos que pela primeira vez são com eles confrontados. Também se questionará que opções de entre as que têm sido tomadas nas últimas décadas no ensino das frações em diversos países poderão estar na base de algumas das dificuldades sentidas pelos alunos. |
Horas: 3 | Créditos 0.12
Datas Disponíveis:
Sem datas disponíveis.
Preço:
Sócios SPM 6 € | não membro 10 €
Destinatários:
Professores de todos os Ciclos de Ensino, Pais e Público em geral
Objectivos:
Mais informações:
Semáforo, Gatos & Cães, Rastros, Produto, Dominório e Atari Go são os nomes dos seis jogos que compõem a presente edição do Campeonato Nacional dos Jogos Matemáticos (https://www.ua.pt/pt/fabrica/cnjm16). Venha conhecê-los e explorar a sua riqueza intelectual.
Neste webinar, vamos mostrar por que razão os jogos abstractos de tabuleiro são um óptimo complemento educativo, promotor do desenvolvimento do pensamento rigoroso e criativo típico da Matemática.
Horas: 3 | Créditos 0.12
Datas Disponíveis:
Sem datas disponíveis.
Preço:
Sócios SPM 6 € | não membro 10 €
Destinatários:
Professores de todos os Ciclos de Ensino, Pais e Público em geral
Objectivos:
Tentaremos mostrar como a prática dos jogos abstractos induz e promove o pensamento rigoroso e criativo próprio da matemática.
Usando a via lúdica, os jogos matemáticos promovem a arte e o ofício de bem pensar.
Mais informações:
Horas: 3 | Créditos 0.12
Datas Disponíveis:
Sem datas disponíveis.
Preço:
Sócios SPM 6 € | não membro 10 €
Destinatários:
Professores de todos os Ciclos de Ensino, Professores de Matemática, Física (Astronomia), História, Português, Pais e Educadores
Objectivos:
Mais informações:
Só em meados do século XVIII, com o cronómetro H4 de John Harrison, ficaria definitivamente resolvido o problema da determinação da longitude. No entanto, já no século XVI, portugueses e espanhóis mantinham carreiras regulares entre a Europa, a Ásia e as Américas, usando apenas o Sol e as estrelas como guias. Já nessa altura, a latitude era facilmente determinada a partir da observação da Estrela Polar no Hemisfério Norte, do Cruzeiro do Sul no Hemisfério Sul, ou do Sol na sua passagem meridiana a norte e a sul do Equador. Mas que cálculos eram feitos a bordo, que permitiam determinar a posição de uma caravela em alto mar apenas a partir da observação de astros a tão grande distância no espaço? E porque é que as resoluções dos problemas da latitude e da longitude ficaram separadas no tempo por mais de dois séculos? |
Horas: 3 | Créditos 0.12
Datas Disponíveis:
Sem datas disponíveis.
Preço:
Sócios SPM 6 € | não membro 10 €
Destinatários:
Professores de todos os Ciclos de Ensino, Pais e Público em Geral.
Objectivos:
Mais informações:
Porque é que a matemática é vista como um "bicho-papão"? O que torna a matemática diferente das outras áreas? É possível ensinar matemática de forma cativante? Qual é o papel da divulgação de matemática no ensino formal?
Para o bem e para o mal, a matemática mexe com as pessoas. Neste webinar vamos tentar perceber, mais concretamente, como é que ela mexe connosco! Falaremos de técnicas de comunicação de ciência e de como as actividades de divulgação podem contribuir para a mudança da imagem da matemática.
|
Horas: 3 | Créditos 0.12
Datas Disponíveis:
Sem datas disponíveis.
Preço:
Sócios SPM 6 € | não membro 10 €
Destinatários:
Professores de Todos os Ciclos de Ensino, Pais e Educadores.
Objectivos:
Mais informações:
Reflexão, translação, rotação são termos usados frequentemente em matemática e associados em geral ao sentido da visão: vitrais, azulejos, ladrilhos são exemplos que apresentamos para clari?car tais conceitos junto dos nossos alunos.
É, no entanto, possível exempli?car os mesmos conceitos usando o sentido da audição. Se no primeiro caso as coordenadas x e y do plano são, por exemplo, a largura e a altura de uma janela em vitral, no segundo caso as variáveis passam a ser respectivamente o tempo e a altura do som, e em vez da visão, são necessárias a audição e a memória para reconhecer uma re?exão ou uma translação.
Músicos e compositores conhecem bem estes conceitos e usam-nos com rigor e engenho. Nesta sessão vamos analisar vários exemplos musicais de diversas épocas e estilos bem como a sua tradução para linguagem matemática, analisando composições que vão desde o canto gregoriano do Século VII a Jacques Brel do Século XX, passando pela jovialidade de Mozart e pelo génio de Bach do Século XVIII.
Horas: 3 | Créditos 0.12
Datas Disponíveis:
Sem datas disponíveis.
Preço:
Sócios SPM 6 € | não membro 10 €
Destinatários:
Professores de todas as disciplinas (não só de matemática) dos Ensino Básico e Secundário, Professores Universitários, Professores do Ensino Especial, Alunos.
Objectivos:
o Importação de dados para o Power BI Desktop
o Transformação de dados no Power BI Desktop
o Modelação de dados no Power BI Desktop.
o Criação de visuais no Power BI Desktop
o Utilizar o Power BI Service
Mais informações:
O Power BI é uma poderosa ferramenta que permite a comunicação e exploração de informação de forma interativa e dinâmica. Permite, com uma enorme facilidade, a importação de dados de praticamente todas as fontes existentes, a sua transformação, a sua modelação, a sua visualização através de visuais interativos e a sua partilha em todos os dispositivos. Nos dias de hoje não basta termos dados/informação, é preciso saber comunicá-la eficientemente. O Power BI já incorpora diversas ferramentas de inteligência artificial e de machine learning prontas para serem usadas por todos os utilizadores. |
Horas: 3 | Créditos 0.12
Datas Disponíveis:
Sem datas disponíveis.
Preço:
Sócios SPM € | não membro €
Destinatários:
Professores de todos os ciclos e Público em geral
Objectivos:
Mais informações:
A Sociedade Portuguesa de Matemática, no âmbito da sua missão, tem a longa tradição de desenvolver um trabalho regular na área do ensino, incrementando o desenvolvimento de atividades e programas que possam contribuir para melhorar a educação no geral.
Entre as novas atividades, programámos para todos os sábados, até meados de julho, webinars com temas variados. Todas as semanas trataremos de um assunto que tem como público alvo professores, assim como, pais ou profissionais de áreas específicas que sobre esses temas possam ter interesse geral ou profissional.
Durante este primeiro webinar temos um painel de especialistas que vão analisar vários temas que no momento merecem a nossa atenção. Temos em vista, para além de realizar um debate de ideias, apresentar ao nosso grande público as nossas iniciativas - as nossas respostas – parte dos que connosco colaboram, contando com o olhar deste painel de especialista.
Horas: 3 | Créditos 0.12
Datas Disponíveis:
Sem datas disponíveis.
Preço:
Sócios SPM 6 € | não membro 10 €
Destinatários:
Professores de Todos os Ciclos de Ensino, Pais e Educadores.
Objectivos:
Mais informações:
O After School (treetree2.school) é um projeto recente que visa promover o ensino extracurricular de ciência através da realização de cursos online e presenciais para alunos do ensino básico e secundário. No After School, os alunos podem encontrar cursos de diversos temas: Astrofísica, Machine Learning, Neurociência, Arquitetura de Computadores, Missões Espaciais, Algoritmos, Genética, Informática, assim como vários cursos na área da Matemática. Atualmente, o After School tem participantes de todos os distritos de Portugal, Açores e Madeira incluídos, contando com instrutores que são, na sua maioria, alunos/investigadores/alumni de instituições como o Instituto Superior Técnico e a Fundação Champalimaud.
|