Final das Olimpíadas Portuguesas de Matemática começam hoje em Faro

O Intercidades que chega hoje ao final da tarde a Faro transporta os 90 alunos que participam na Final das 41.as Olimpíadas Portuguesas de Matemática. Os jovens, com idades entre os 11 e os 18 anos, sonham conquistar uma medalha, depois de terem passado por duas eliminatórias que reuniram mais de 22 mil alunos.

O Agrupamento de Escolas Tomás Cabreira, em Faro, será o anfitrião da competição que decorrerá de 30 de março a 2 de abril. As provas terão lugar nas manhãs de sexta-feira e sábado, já durante a tarde os alunos terão a oportunidade de visitar o Museu da Cidade, a cidade velha “Vila Adentro”, a Praia de Faro e a Ria Formosa.

A sessão de encerramento está agendada para domingo, 2 de abril, no Grande Auditório da Universidade do Algarve, Campus de Gambelas, e contará com a presença do presidente da Sociedade Portuguesa de Matemática, José Carlos Santos, do reitor da Universidade do Algarve, Paulo Águas, do presidente da Câmara Municipal de Faro, Rogério Bacalhau, da diretora do Ciência Viva, Rosalia Vargas, da diretora do Agrupamento de Escolas Tomás Cabreira, Ana Paula Marques, e de Hélder Pais, da Direção-Geral de Educação.

Antes da entrega das medalhas, Jorge Nuno Silva, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, ainda apresentará a palestra intitulada “Os Problemas da Matemática”.

As Olimpíadas Portuguesas de Matemática dividem-se em três categorias: categoria Júnior (6.º e 7.º anos), categoria A (8.º e 9.º anos) e categoria B (10.º, 11.º e 12.º anos). Cada categoria, que conta com um total de 30 alunos finalistas, atribui três medalhas de ouro, três de prata e seis de bronze.

Os vencedores das categorias A e B poderão ainda vir a integrar as delegações que representarão Portugal nas competições internacionais depois de frequentarem estágios no projeto Delfos, no Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra. As Olimpíadas Internacionais de Matemática terão lugar no Japão, em julho, as Olimpíadas da CPLP no Brasil, em maio, e as Olimpíadas Ibero-Americanas de Matemática realizar-se-ão também no Brasil em setembro.

As Olimpíadas Portuguesas de Matemática são organizadas pela Sociedade Portuguesa de Matemática em parceria com o Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra, e contam com o apoio do Ministério da Educação, da Ciência Viva, da Fundação Calouste Gulbenkian, do novobanco, do município de Faro, da Universidade do Algarve, da Altice e da Texas Instruments.

 

Páginas úteis:

OPM: http://olimpiadas.spm.pt/

Calendário das Olimpíadas 2022/2023:

2 a 13 julho de 2023: Olimpíadas Internacionais de Matemática – Japão

24 a 29 de maio de 2023: Olimpíadas de Matemática da CPLP- Brasil

9 a 16 de setembro de 2023: Olimpíadas Ibero-Americanas de Matemática – Brasil

Para mais informações, contactar:

Gabinete de Comunicação da SPM: Ana Figueiredo 933 478 494, imprensa@spm.pt
Coordenador Geral das Olimpíadas: Prof. Luís Merca Fernandes, 914 591 305, luism@ipt.pt
Responsável da Direção da SPM: Prof. Joana Teles, 919339262, jteles@mat.uc.pt

VOLTAR