Parecer da SPM às novas Aprendizagens Essenciais de Matemática A para o Ensino Secundário

 

Parecer da SPM às novas Aprendizagens Essenciais de Matemática A para o Ensino Secundário [link para parecer completo].

No dia 13 de janeiro, o Ministério da Educação (ME) homologou as novas Aprendizagens Essenciais (AE) de Matemática A para o Ensino Secundário. A Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM) produziu em devida altura um parecer sobre o projeto colocado em discussão pública e participou num debate com a equipa autora do documento. Ponderado o conhecimento matemático e pedagógico-didático que preconizava a proposta, a SPM debateu e identificou no trabalho curricular proposto múltiplos e graves problemas – que se mantêm no documento homologado –, com repercussões diretas no futuro académico dos alunos que venham a ser a ele sujeitos.

A SPM não pode deixar de lamentar veementemente e de forma pública este extemporâneo e progressivo desmantelamento de pilares estruturantes em que se apoia a Escola portuguesa, depois dos progressos de décadas tão duramente conquistados pelos nossos alunos e respetivas famílias e escolas – num processo que, se não cessar com brevidade, trará consequências que levará outras décadas a corrigir.

A SPM tudo fará para mitigar os efeitos que uma aplicação estreita destas Aprendizagens Essenciais poderá trazer ao Ensino da Matemática em Portugal. A médio prazo, é crucial apoiar os alunos e as suas famílias, os professores e decisores, as escolas e as universidades e politécnicos, os autores e editores, esclarecendo conceitos, definições e temas que - sejam ou não parte de umas quaisquer Aprendizagens Essenciais - em momento algum, poderão deixar de fazer parte da formação obrigatória de uma geração e de uma sala de aula onde se ensina matemática.

Pode consultar o parecer na integra, aqui.

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